Notícias

Inscreva-se para o intercâmbio Brasil (ABUB) - Noruega (NKSS)

Formulários devem ser enviados até 15 de dezembro

Desde 2003, recebemos todo ano noruegueses e enviamos brasileiros para servir no movimento estudantil nórdico, a NKSS Noruega. A edição do intercâmbio de agosto de 2020 a junho de 2021 está com as inscrições abertas até 15 de dezembro de 2019. Desta vez, podem participar tanto homens quanto mulheres entre 18 e 25 anos de idade, com domínio de inglês e que tenham participado da ABUB e do Instituto de Preparação de Líderes. Após a seleção, será enviada uma dupla formada pelo mesmo gênero (necessariamente de dois homens ou duas mulheres) para a vivência gratuita do intercâmbio.

O programa é uma parceria entre ABUB, NKSS e o governo norueguês. Os participantes possuem seis semanas de preparação na escola Hald Internasjonale Senter, seis meses de serviço ao movimento estudantil norueguês e por fim oito semanas para encerramento novamente no Hald. Descubra um pouco mais sobre como os participantes podem atuar no intercâmbio no texto abaixo, enviado por um dos intercambistas que retornou este ano.

Para se inscrever, leia atentamente o edital (disponível para download abaixo) e responda os formulários online (link abaixo) com todos os documentos solicitados. Se tiver dúvidas, escreva para morgana@abub.org.br. O prazo se encerra dia 15 de dezembro de 2019. O edital detalha dados como pré-requisitos, documentos necessários, processo, compromissos e cronograma. Todas as informações apresentadas nos formulários são confidenciais. As entrevistas ocorrerão no início de janeiro.

Documentos para o processo seletivo

Experiência de intercâmbio: aula numa escola bíblica

Por Felipe Pereira, participante do intercâmbio ABUB-NKSS entre 2018-2019

Depois de dois meses trabalhando com a Laget (NKSS Noruega, ministério estudantil filiado à IFES como a ABUB) em Stavanger, fomos desafiados a ministrar um dia de aula no ACTA Bibelskole. ACTA é uma escola bíblica da IMI Kirken em Stavanger, uma das maiores igreja da região de Rogaland. No começo estávamos um pouco receosos com a ideia, já que seria a primeira vez que iríamos ensinar em uma escola importante como a ATCA e ainda em inglês. No entanto, sabíamos que Deus estaria conosco e ele nos ajudaria com tudo.

Ruan, o outro intercambista, e eu concordamos em ensinar sobre o método de estudo bíblico indutivo (EBI), já que não é um método muito conhecido entre os cristãos na Noruega. O principal desafio do trabalho anterior à aula foi traduzir para o inglês todos os recursos que temos sobre o EBI. Utilizamos como referência principal o livro O Estudo Bíblico Indutivo, de Antonia Leonora van der Meer (ABU Editora).

No dia da aula, chegamos na escola trinta minutos antes para participar junto com os alunos de um momento devocional. Cantamos algumas músicas e oramos por alguns minutos. O tempo devocional foi bom, minha impressão foi de que os alunos do ACTA são muito intensos em suas vidas espirituais, especialmente quando se trata de adoração.

Os estudantes eram de diferentes países do mundo: Filipinas, Quênia, Chile, Sérvia, entre outras nacionalidades. Eu realmente gosto desse tipo de ambiente intercultural e acho que isso ajudou muito nas discussões em classe.

A aula teve três partes de 45 minutos. Na primeira parte, nos apresentamos aos alunos e falamos um pouco sobre a ABUB e nosso trabalho. Também apresentamos os conceitos do EBI e um pouco sobre a parte teórica dele. A parte teórica, apesar de um pouco cansativa, foi muito boa porque os alunos estavam realmente envolvidos na aula e fizeram muitas perguntas.

Na segunda parte, simulamos um estudo bíblico indutivo na universidade: fizemos um círculo com as cadeiras e então conduzi um EBI nos moldes que fazemos nos campi. Essa foi a minha parte favorita, porque falei menos e os estudantes puderam contribuir e participar muito mais. Fiquei muito feliz porque é exatamente como deve ser um EBI: todas as pessoas contribuindo com suas falas a partir da perspectiva do texto bíblico. Por fim, na última parte, propusemos aos alunos fazer um estudo usando o método indutivo a partir de um texto da Bíblia que escolhemos.

A experiência no ACTA foi incrível para mim. Fiquei muito feliz por compartilhar o método do EBI na Noruega, principalmente por ser uma das principais ferramentas que usamos no Brasil. Também acho que os alunos e professores do ACTA gostaram, até fomos chamados para dar aula outro dia.

Nenhum Comentário

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.