Projeto Missão Estudantil e Mobilização da Igreja na Região Norte

por Consuelo Oliveira e Fernando Costa

As Regiões Norte e Nordeste do Brasil, possuem realidades e necessidades específicas. A Igreja nessas regiões tem sido perseverante, criativa e resiliente.
Para apoiar as igrejas e organizações que lidam diretamente com o enfrentamento das questões ambientais, de acesso à terra e da defesa de direitos é que surgiu a parceria entre a Aliança Bíblica Universitária do Brasil e  a Tearfund. A  atuação da Tearfund já é conhecida em mais de cinquenta países e no Brasil já atua há muitos anos.

Por ser uma Organização cristã de assistência e desenvolvimento, combate à pobreza e socorro em catástrofes, ela trabalha através de seus parceiros locais, procurando levar auxílio a comunidades carentes em todo o mundo.

Essa parceria com a ABUB na Região Norte tem como principal objetivo a mobilização de igrejas locais para atuarem na perspectiva da missão integral, como eixo prático e de reflexão. Com a parceria, estamos ajudando no fortalecimento das lideranças locais e no engajamento de igrejas em suas comunidades.

Os estudantes cristãos estão envolvidos em atividades em suas próprias igrejas, aprendendo mais sobre como podem servir, inclusive com suas áreas de estudo e compartilhando experiências de outras organizações e igrejas. Algo que acotece com certa frequência é encontrarmos igrejas locais querendo começar alguma atividade com a comunidade. Nesse caso, temos apresentado as experiências e metodologias que a Tearfund vem aplicando com eficiência em cada contexto.

Não é raro nos perguntarmos como vamos alcançar tantos objetivos em tantas cidades, mas sabemos que mobilizar igrejas locais e trabalharmos em parcerias locais seja com Ong’s, Redes, Associações, Institutos, Congregações é algo viável em nosso contexto. Em Marabá (PA), por exemplo, foi criado recentemente a REMAR, uma rede de igrejas e organizações que atua na cidade promovendo oficinas de defesa de direitos, desenvolvimento de comunidades entre outras. Nos dias 26 e 27 de junho promoverão em conjunto com outras organizações um Congresso de Missão Integral. Em outras cidades, por exemplo, estuantes se organizam para apoiar projetos em bairros carentes, programas de evangelização pessoal, além os estudos bíblicos aplicados nas escolas e universidades.

Temos dois assessores coordenando essas atividades na Região Norte, Fernando C. Costa morando em São Luis e Consuelo Oliveira que há 7 meses vive em Imperatriz-MA. A estratégia de trabalho de ambos é fazer com que grupos de estudantes estejam engajados e intensifiquem a participação em suas Universidades, Escolas, Igrejas, comunidades e sociedade em geral, e também em espaços institucionais e participativos de políticas públicas. É também parte do trabalho dos assessores estimular o protagonismo e a participação juvenil/estudantil com o fortalecimento do testemunho cristão, assim como a formação de estudantes e profissionais  na temática da Missão Integral. São 11 estudantes membros da Diretoria Regional e mais algumas dezenas coordenando a missão estudantil em suas cidades.

A cada trimestre temos prioridades dentro de um plano de ações. No atual, são:

1.Realização de viagens e de treinamentos locais e regionais com grupos da ABUB.
2.Inserir temáticas de Missão Integral e Defesa de Direitos em espaços de formação da região.
3.Fortalecer equipe de voluntários e liderança estudantil.
4.Levantar informações sobre envolvimento atual dos estudantes – Pesquisa sobre participação dos  estudantes em espaços da Universidade
5.Estimular estudantes a abraçarem oportunidades de envolvimento na Universidade (movimento estudantil,  pesquisa, extensão), e reforçar que isso também é parte da Missão.
6.Estabelecer contato com outras organizações locais.
7.Visitas a igrejas evangélicas para divulgação das campanhas de parceiros.
8.Publicação de materiais de formação (boletins).
9.Espaços para pregação em cultos, conferências e encontros.
10.Estimular a participação de estudantes em atividades e outros movimentos e espaços, e acompanhá-los pastoralmente.


Motivos de oração:

1. Pela continuidade do Projeto e pelo engajamento dos estudantes em objetivos que se remetem diretamente a eles;
2. Gratidão pelos assessores e estudantes, bem como a Diretoria Regional Norte e os Grupos Bases;.
3. Pela agenda de Junho e pelo Congresso de Missão Integral que acontecerá dias 26 e 27, em Marabá-PA;
4. Pelo Curso de Férias ABUB/Norte, que acontecerá de 25 a 31 de julho em Manaus-AM.

 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.