Em duas palavras o CF Norte 2014 foi… Perseverança e Consolo!

Por Samuel Melo

É incrível como Deus nos surpreende. Ao menos foi isso que aconteceu comigo por esses dias.

Faço parte da ABU da cidade de Paragominas-Pa, somos um grupo novo, ainda não temos um ano de existência. Mas em tão pouco tempo já vivemos muitas alegrias e desafios. Entretanto, no mês de julho deste ano, cheguei a me entristecer com a situação do nosso grupo (sei que não foi somente eu) e com um certo descompromisso com a missão. Mas buscava me manter motivado e tentei com as forças que restaram fortalecer meus irmãos, até que cheguei num ponto em que essas forças diminuíram consideravelmente e acho que a frase dita pelo profeta Elias poderia expressar o que eu sentia:

“… sou o único que sobrou.” 1Reis 19.14

Mesmo assim eu resolvi continuar com o plano de ir ao Curso de Férias, apesar de já sentir o desejo de voltar antes de ter ido. Hoje, dou graças a Deus por colocar pessoas que me incentivassem a continuar e neste momento uma delas foi a minha mãe. No total foram praticamente 20hs de viagem até que cheguei em Teresina-Piauí…

Daqui por diante creio que seja necessário fazer uma mudança brusca no relato, porque foi o que aconteceu. Foi uma das experiências mais incríveis que vivi, sete dias em que me senti moldado por Deus. Não é de minha intenção apresentar uma visão romântica do que seja um CF ou até mesmo fantasiosa, mas quero abrir o meu coração por meio destas palavras. O meu estado não era nada agradável, me sentia triste e preocupado por meu grupo estar em crise, não sabia muito bem o que fazer ou mesmo com quem contar de verdade, e como todo mundo, também tinha problemas pessoais e no meu último semestre de curso ainda havia um TCC para ser feito. Mas algo aconteceu, não sei bem se posso chamar de milagre: recebi o consolo de Deus naquele pequeno sítio por meio de pessoas que nunca conhecera pessoalmente e outras que nem mesmo nas redes sociais.

Foram momentos tão intensos em que compartilhamos experiências e estudamos a Palavra de Deus. Houve um momento em que nos dividimos em duplas e oramos uns pelos outros, foi tão lindo e impactante que me senti mais que chamado, mas intimado a proclamar o Rei e seu Reino. Comunhão pura e verdadeira com Deus e entre pessoas tão diferentes e ao mesmo tempo com muito em comum: o amor a Deus, a Missão Estudantil e aquele amor fraterno que a unidade em Deus nos proporciona.

Aprendemos tanta coisa juntos. Hoje sinto muito amor por todas aquelas pessoas e as quero bem, pude enfim entender que de fato fazemos parte de algo maior e que somos o corpo de Cristo e Ele é o nosso Senhor, nos fez nova criatura, nos entregou o ministério da reconciliação e tem nos enviado “Titos” e “Titas” para que sejamos consolados (2Co 7.8).

Estou certo que recebi mais do que eu esperava encontrar e agora em vez de querer logo ir para casa e me despedir deste CF inesquecível, o primeiro de muitos eu creio rs, eu já sentia saudades daqueles irmãos e amigos na fé que me adotaram em seus corações. Eu não estava mais só, agora entendia bem isso, pois podia contar com suas orações e apoio e eles com o meu.

“No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal…” 1Reis 19.18

E com o mesmo consolo que recebi, eu quero consolar e ajudar meus amigos do GB em Paragominas a serem fortalecidos em Deus, tudo isto graças ao Senhor que nos observa e age no momento certo, porque Ele é fiel e tenho mais certeza do que jamais tive que esta missão é verdadeira e vale apena anunciar as Boas Novas não só na universidade, mas em qualquer lugar, em tempo e fora de tempo. Este amor é real. E sei que mesmo que estejamos passando por momentâneas dificuldades “… depois de terem sofrido um pouco de tempo, os restaurará, os confirmará e os porá sobre firmes alicerces” (1 Pe 5.10). 

 

*Samuel Melo é estudante de Ciências Naturais – Biologia na Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Paragominas/PA e atualmente é líder em seu grupo local.

Gabriel Arantes (ABU Manaus) e Samuel Melo (ABU Paragominas): foi adotado!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.