Quando a eternidade encontra a ternidade

O IPL (Instituto de Preparação de Líderes) ocorreu dos dias 08 à 27 de janeiro de 2012. Ele é um evento anual da ABUB que reune estudantes de todo o Brasil, visando capacitá-los para a liderança do movimento (nos mais diversos âmbitos).

A seguir, segue o depoimento de um desses estudantes, Marquinhos, do GB de Franca.

Pessoal da região SP/MS que foi ao IPL 2012

Quando a eternidade encontra a ternidade

“Nos últimos dias do IPL fomos motivados a refletir sobre as experiências que havíamos vivido até ali, naqueles dias de aventuras pela nossa Narnia.

Peço desculpas a quem foi, mas não consegui esgotar essa reflexão naquela tarde. Levei um pouco mais do que o tempo estipulado para pensar sobre isso, e na verdade acho que levarei minha vida toda!

Levarei a vida toda pra entender o quão significativas foram às conversas, mesmo aquelas de aparente insignificância, sobre o clima ou a beleza da lua. Ou ainda aquelas numa roda de Blitz, na cama antes de dormir ou quando adiávamos por conta própria a hora do sono, diante da urgência de assunto.

Foram tantos os assuntos, os debates teológicos, as crises, as aventuras do passado, os medos do futuro, as incertezas da vida, o livro favorito. Cada refeição era uma chance de experimentar o outro e de saborear histórias.

Levarei a vida toda pra entender tudo que me foi dito em silêncio. Pra entender como é possível ouvir a Deus, quando nada esta sendo dito. Em cada momento de silêncio ecoaram gritos de socorro, desabafos silenciosos, desafios mudos, respostas silentes.

Respostas de uma alma inquieta, incapaz de compreender que ouvir a Deus não é um evento místico reservado a Santos, mas uma postura humilde e silenciosa de um pecador arrependido.

Levarei a vida toda pra entender o valor das amizades. Pra entender como pode um desconhecido, em tão pouco tempo, conhecer tanto sobre você. Pra entender como é que tão longe de casa encontramos ombros tão familiares, como é que em apenas vinte dias se constrói amigos para vida toda.

Amigos de alma, vidas compartilhadas. Amigos que levam pra longe um pedacinho de mim. Que deixam pra trás músicas de saudades, ao som dos mais diversos sotaques, no ritmo dos mais sinceros abraços.

Levarei a vida toda para entender as marcas deixadas pela Verdade. Pra entender o Deus que escolhe ser conhecido por seu amor, que pede licença pra nascer, que age através de corações que se quebrantam por aquilo que quebranta o dEle. Pra entender o Pai que espera ansiosamente pela volta do filho rebelde.

A Verdade que precisa ser vivida, as marcas que preciso imitar, as pegadas que preciso seguir, o arado que preciso tocar, o chamado que preciso atender, sem olhar pra trás.

Levarei a vida toda para entender cada uma dessas coisas, mas todas elas estão entesouradas em meu coração.

Mas tem uma coisa que eu logo entendi e que levarei para sempre comigo: este foi o tempo em que a Eternidade encontrou minha ternidade!”

Marquinhos (ABU Franca, SP)

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.