O elo perfeito

Muitos estudantes, em suas universidades e escolas, vivem uma realidade de muita pressão – seja pelo vestibular que se aproxima ou pelo trabalho de conclusão de curso e processos seletivos de estágio. Este ambiente também pode ser competitivo e individualista. Listas de afazeres e prioridades são estabelecidas a partir de tarefas e focadas em desempenhos. Neste contexto, acolher e se dispor às necessidades do outro requer um esforço ‘contracultural’.

Recém-formada em Letras, Elizabeth (Guga) Madureira, da ABU Assis (SP), percebeu que tempo investido em relacionamento é tempo ganho: cuidado mútuo, fardos compartilhados, amizades construídas.

ABU Assis

“A ABU revolucionou minha vida sob muitos aspectos e diria que o principal tem a ver com relacionamentos.

Sobre o meu relacionamento com Deus, uma mudança geral aconteceu! Desde bem pequenininha havia ouvido falar sobre Deus e, de repente, me aproximei muito mais dEle, que se tornou meu melhor amigo e consolador.

Também encontrei uma família! Além dos amigos de Assis, conheci pessoas de diferentes cidades, estados e até mesmo países (IFES). Amigos de alma – que caminham juntos, compartilham todos os momentos, sejam alegres ou tristes, e que repartem as cargas.

Neste relacionamento com o outro, senti que o Senhor havia colocado pessoas preciosas no meu grupo para que eu me comprometesse no cuidado com elas. Carinhosamente, passei a chamá-las de ‘filhinhas’. Talvez esta experiência de caminhada de perto, conhecendo as meninas, seus sonhos, projetos, medos e anseios, tenha sido a experiência mais incrível da minha vida.

O amor gerado pela oração, pelo discipulado e pela amizade foi realmente fortalecido em Deus. Em um ano, nos conhecemos muito bem, rimos e choramos juntas, intercedemos umas pelas outras e buscamos ao Senhor em todo tempo, pois quando uma estava fraca, a outra estava ali, fortalecida para sustentar a oração e aguentar a barra, por mais pesada que estivesse.

Tantas coisas aconteceram, e rapidamente o ano se foi. Celebramos com gratidão as bênçãos recebidas, as amizades criadas e fortalecidas.

O melhor de tudo é saber que o vínculo estabelecido permanecerá pra sempre, pois é eterno no Senhor. E que a história será repetida por muitos anos no grupo – a cada chegada de calouros e a cada despedida de formandos – com esse ar jovem de novidade, alegria e serviço, pois esse Reino é feito assim, fundamentado no amor a Deus e ao próximo”

Assim como Guga, vamos expressar nossa gratidão a Deus por seu grande amor! Podemos amar o outro, pois Ele nos amou primeiro!

Oremos pela comunhão e comprometimento dos estudantes da ABU uns com os outros. Interceda para que o Espírito Santo os auxilie, em uma cultura competitiva e egoísta, a compartilharem conhecimento uns como os outros, a disporem de tempo para relacionamentos e a serem hospitaleiros e generosos ao repartirem recursos financeiros.

Que este mesmo Espírito auxilie jovens e adolescentes a viverem como Paulo orientou os cristãos colossenses: “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito”. Colossenses 3:12-14 (Nova Versão Internacional)

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.