Ore pelas intercambistas da Noruega e Montenegro

Desde 2003 a ABUB realiza o intercâmbio com o movimento estudantil da Noruega, a NKSS. Assim como foi no ano passado com o Quênia, este ano a emoção também é em dose dupla e nosso intercâmbio se estendeu para o movimento da EUS, a “ABU” da Sérvia e Montenegro.

O intercâmbio é dividido em duas fases, a parte teórica é realizada no Hald Internasjonale Senter, uma escola de missões. E dali, os estudantes de várias nacionalidades são enviados para diversos países onde o movimento estudantil está estabelecido.

Karol e Rita

Em outubro deste ano nós recebemos as norueguesas Karoline Pedersen e Rita Haugsvær, em Aracaju (SE). E no último sábado, dia 9, chegaram a Belo Horizonte (MG) as montenegrinas Violeta Pavetic e Danica Bajović.

Assim como a Karen (ABU JF) e Débora (ABU Leste) estão servindo o movimento na Sérvia, as quatro intercambistas irão acompanhar o grupo local e o movimento brasileiro como um todo e realizar trabalhos sociais em organizações contatadas por nós.

Leia o relato das nossas irmãs norueguesas, Karoline Pedersen e Rita Haugsvær, ABU Aracaju (SE):

A gente queria ir para o programa de intercâmbio porque queríamos viver em uma nova cultura, desenvolver a nossa visão de mundo e fazer amigos em todo lugar. Achamos interessante poder aprender um novo idioma e sobre a cultura de uma perspectiva diferente .

Ficamos no Hald internasjonale Senter por seis semanas antes de sairmos Noruega. O Hald é uma escola na comunicação intercultural e de trabalho internacional. Durante as seis semanas nós aprendemos sobre as diferentes culturas, problemas de linguagem, pobreza, sobre o cristianismo e como lidar com as dificuldades de outra cultura. Também começamos a aprender português.

No Brasil, nos sentimos acolhidas de imediato. Os brasileiros são realmente pacientes e legais e querem realmente nos compreender. Nós amamos o povo do Brasil e a comida daqui. Especialmente açaí, tapioca, guaraná, maracujá e pastel.

Uma das diferenças entre a Noruega e o Brasil é a relação do povo com o tempo. Na Noruega, o tempo é considerado muito valioso e as pessoas sentem que estão usando o tempo dos outros se eles estão atrasados, pois os outros têm de esperar por eles.

Pedimos orações por uma boa saúde e segurança! E que Deus esteja conosco em nossa vida cotidiana.

Danica e Violeta

Já para Violeta e Danica tudo é ainda muito novo, pois acabaram de chegar ao Brasil e à ABUB e, como elas mesmas disseram, “tudo é tão bonito quando ainda se está processando as coisas”.

  • Ore pela vida da Karol e da Rita e pelo tempo em Aracaju
  • Ore pela vida da Violeta e da Danica e pelo tempo em Belo Horizonte
  • Ore pela boa adaptação e pelo bom desenvolvimento dos trabalhos no Brasil
  • Ore pela saúde e segurança de todas
  • Ore pelo aprendizado e para que os desafios sejam superados

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.