De Gênesis a Apocalipse – a escolha dos livros bíblicos nos eventos de formação

Por Ivanilsa de Oliveira (Secretária de Formação) e Natan de Castro (Secretário Adjunto de Formação).

Nós somos uma organização missionária que se autoqualifica como Bíblica. Por esse motivo, prezamos pelo estudo e ensino aprofundado, coerente e aplicado da Palavra de Deus. Entendemos que é a Palavra de Deus que nos chama, nutre e envia em missão no mundo estudantil e profissional. Uma boa formação bíblica faz parte do ethos da ABUB e esta é uma tradição da qual não pretendemos abrir mão. Mas você já se perguntou como se dá a escolha dos livros bíblicos e temas que a ABUB estuda em cada encontro regional e nacional?

Começamos o ano de 2015 estudando o livro de Atos no IPL que teve o tema “E sereis minhas testemunhas”. A escolha deste livro e tema, feitos pela secretaria executiva e equipe de obreiros, se deu pela observação da necessidade de afirmarmos a Igreja, num tempo em que muita gente tem desistido dela. Uma das nossas bases de fé é: “A única igreja santa e universal, que é o corpo de Cristo, à qual todos os crentes verdadeiros pertencem e que, na terra, se manifesta nas congregações locais”. Por isso, nosso desejo é que os estudantes e profissionais da
ABUB estabeleçam uma relação de amor e serviço em suas comunidades locais, ao mesmo tempo em que estão inseridos no ministério estudantil.

Em setembro de 2014 durante o Encontro Nacional de Obreiros (ENO) foi decidido que estudaríamos Gênesis 1-11 nos CFs de 2015. Dentre as razões que motivaram esta escolha estão: a importância que esta seção de Gênesis tem para as discussões sobre a relação entre Ciência e Fé; A necessidade de ensinarmos uma boa teologia da criação aos estudantes a fim de que a partir dela seja elaborada nossa cosmovisão, que abranja o eixo “criação-queda-redenção-consumação” e a presença de temas transversais muito relevantes pro nosso tempo (questões de gênero, violência, uso dos recursos naturais, cultura urbana, etc.). Com isso, definimos o tema “A História de todos nós”, por acharmos bem convidativa a ideia de olharmos pra Gênesis como sendo também a nossa história.

A fim de associar um livro que conta a história dos primeiros passos da Igreja Cristã (Atos) com outro que conta como surgiu a própria História humana (Gênesis) resolvemos olhar para o livro dos Salmos durante o ECC 2015. Salmos é uma coletânea de orações em forma de cântico que expressa, lamenta e celebra a ação ou aparente inação de Deus na História. Assim, aproveitamos pra convidar veteranos da ABUB pra nos contar suas histórias e como elas se entrelaçaram com a Grande História que Deus está escrevendo. Daí o tema “Cantando a Missão e Contando a Grande História”.

Neste mesmo espírito de celebração e adoração ao Deus da História é que iremos estudar no IPL 2016 o livro de Apocalipse. Nele vemos a conclusão da História que Deus está escrevendo e a vitória do Cordeiro de Deus que foi morto, mas vive para todo sempre (Ap 1:18). Cremos que olhar para o futuro é um exercício necessário para seguirmos perseverando em missão no presente. À semelhança do profeta Jeremias, que viveu em um período de desespero diante da destruição de Jerusalém e do exílio babilônico, nós também vivemos em dias de desespero e cansaço. Assim como o profeta, também precisamos trazer à nossa memória o que pode nos dar esperança (Lm 3:21). Olhar para a Babilônia no futuro (Ap 18:2) nos ajuda a permanecermos fiéis a Deus enquanto o sistema babilônico nos cerca. É isso que desejamos aprender e praticar. É esta esperança que conforta e motiva à missão que queremos (re)descobrir com os participantes do IPL 2016!

E para continuar te encorajando a se preparar para esta jornada em busca do conhecimento e da comunhão, falaremos um pouco mais sobre o Curso de Férias (CF), que é um importante e estratégico espaço de formação regional, com o objetivo de encorajar e preparar os estudantes para a missão em suas universidades e escolas. Nesta caminhada é fundamental convidar a criatividade, o compromisso e o espírito sacrificial para serem nossos companheiros, pois sem eles corremos o risco de não alcançarmos os objetivos desejados. No CF você terá a oportunidade de participar de oficinas, palestras temáticas, se debruçar sobre textos bíblicos e participar de estudos, e o nosso desejo é que O CF seja uma oportunidade especial para você e não só mais um encontro para o currículo.

Pensando nisto, gostaríamos de te dar algumas dicas de como já entrar no clima para este tempo, levando em conta as leituras, estudos e resenhas: medite, rumine e mergulhe! Gaste tempo lendo Gênesis em espírito de oração. Enquanto você lê e rumina a passagem, será de grande ajuda lê-la em outras versões. Isto te fará perceber novas nuances de significado e ênfase. Seja um detetive, observe os pequenos detalhes, procurando fazer de sua leitura e, portanto, do seu entendimento, o mais apurado possível. Com o preparo das resenhas não pode ser diferente. Procure distribuir seu tempo de leitura em alguns dias, isto ajuda a sua mente a digerir o que você está lendo. No intervalo entre começar a ler e escrever algumas notas, você pode também voltar seu pensamento para o assunto de vez em quando, meditando nele. Você não tomará nota de tudo o que lê, mas, seletivamente, faça um resumo das seções do livro que achou especialmente interessante e não se esqueça de se colocar no texto. Manter o foco e aproveitar cada página lida é muito importante para seu crescimento.

Por fim, não deixe de orar por si mesmo e pelas pessoas que estão trabalhando há meses para que os Cursos de Férias aconteçam nas sete regiões da ABUB. Ore também por cada participante, de cada região deste país, que vai ao CF. Compartilhe ideias, empreste livros, convide e encoraje alguém a ir. E não seja procrastinador. Programe-se, organize-se e certifique-se sobre cada informação com antecedência. E, o mais importante, esteja inteiro neste CF e aproveite cada momento. Desejamos a você um excelente encontro já com a expectativa de te encontrar no próximo janeiro!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.