Vocês são a nossa alegria!

“Nós, porém, irmãos, privados da companhia de vocês por breve tempo, em pessoa, mas não no coração, esforçamo-nos ainda mais para vê-los pessoalmente, pela saudade que temos de vocês. Quisemos visitá-los. Eu mesmo, Paulo, o quis, e não apenas uma vez, mas duas; Satanás, porém, nos impediu. Pois quem é a nossa esperança, alegria ou coroa em que nos gloriamos perante o Senhor Jesus na sua vinda? Não são vocês? De fato, vocês são a nossa glória e a nossa alegria.” – 1 Tessalonicenses 2:17-20 (NVI)

Assim como Paulo, Silvano e Timóteo não viam pessoalmente a igreja dos tessalonicenses e sentiam falta deles, nós, na missão estudantil e nas igrejas, temos deixado de nos ver e a saudade bate forte. As medidas de isolamento social em meio à pandemia de covid-19 são para proteger-nos e proteger os mais vulneráveis, mas o impacto dessa distância é grande.

Estudantes e equipe posam na foto oficial do IPL 2020

Os grupos da missão estudantil deixaram de se reunir nas escolas e universidades, eles não veem mais pessoalmente seus colegas não cristãos a quem Deus quer alcançar. Os profissionais também não podem mais se encontrar. Nós, da equipe de obreiros, tivemos de deixar de lado, pelo menos por enquanto, os planos para um evento que queríamos muito ver acontecer e não sabemos quando poderemos nos ver.

Mas essa privação de contato não precisa paralisar a missão, a evangelização, o serviço e a formação, assim como Paulo não deixou de se comunicar com os tessalonicenses. Desde o dia 23 de março temos feito uma campanha nas redes sociais para que os estudantes e profissionais da ABUB não se desanimem. Junto com a hashtag #AMissãoContinuaDeCasa vemos surgir vários grupos que fazem encontros, estudos bíblicos e oficinas online, outros que se envolvem no apoio e acolhimento aos necessitados. Esses abessenses, abeuenses e abepenses atuantes são nossa esperança, nossa alegria! Na perseverança deles em meio ao caos vemos como são a coroa que nos gloriamos perante o Senhor Jesus.

Ao conversarmos com os inscritos no Congresso Nacional 2020, para os quais tivemos de devolver os valores pagos, foi uma alegria receber tantas respostas generosas. Como nossa assessora de mobilização de recursos, Tályta Alencar, comentou em sua reflexão publicada nas redes sociais, a generosidade das igrejas da Macedônia (2 Coríntios 8) foi a forma com que elas encontraram de participar, ou seja, ter comunhão umas com as outras. No nosso caso, mais de 17% dos inscritos doaram o valor relativo à taxa da plataforma para que não tivéssemos prejuízo no estorno. Além destes, quase 20% doou valores maiores, que com certeza nos ajudarão a recuperar o que já havia sido pago aos fornecedores! Não esperávamos tamanha resposta de generosidade!

Essa atitude foi uma dentre tantas desde o início da epidemia no Brasil que fez com que sentíssemos a proximidade dos participantes da ABUB. Vemos que vocês, de fato, participam dessa missão! Por isso podemos dizer como Paulo: de fato, vocês são a nossa glória e a nossa alegria!

 

Vamos agradecer juntos!

  • Agradeça a Deus conosco por cada um dos participantes da ABUB! Agradeça por perseverarem, por participarem, por servirem e por responderem em generosidade. Expresse ao nosso Senhor gratidão por tanta alegria em vê-los ativos quando tudo poderia paralisá-los e por ver sua mão generosa. Se puder, tire alguns minutos para pensar em todos os abeuenses que você conhece e que mantêm a missão ativa e agradeça pela vida de cada um deles. Alegre-se por eles!
  • Interceda por aqueles que não têm conseguido manter o grupo ativo. Ore para que Deus lhes mostre outros caminhos com que possam continuar a missão: servindo quem está mais próximo, falando de Cristo para sua família, perguntando se um amigo está bem etc. Há tantas formas de ser missionário, elas não precisam de um modelo fixo ou ser um peso! Que nosso Senhor os fortaleça e encoraje para que possam servir aos necessitados e pregar o evangelho.
  • Ore por pesquisadores e profissionais da ABUB que estão envolvidos com pesquisa, atendimento médico e hospitalar e em diversas áreas de trabalho que estão relacionadas aos serviços essenciais, para que o Senhor os capacite, fortaleça e proteja neste contexto sensível. Que Deus possa cuidar também de seus familiares e suprir suas necessidades.
  • Continue orando pela ABUB como um todo. Os desafios são muitos: financeiros com a suspensão do Congresso Nacional 2020 e a crise que o nosso país sofrerá e afetará nossas doações, de governança com a necessidade de fazer uma Assembleia Geral online em julho, de como manter a formação dos estudantes sem encontros presenciais e sem uma previsão destes. Ore para que o Senhor continue a nos guiar, nos mostrando qual é a sua vontade para a missão estudantil em 2020.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.