A

Um sinal do que está por vir...

Discuta

Por que alguém poderia “esperar que não exista Deus”?

Em seu livro A Última Palavra, o autor Thomas Nagel escreve: “Quero que o ateísmo seja verdadeiro e não me sinto à vontade com o fato de que muitas das pessoas mais inteligentes e bem informadas que conheço sejam pessoas religiosas. Não se trata apenas de eu não acreditar em Deus e, naturalmente, esperar que esteja correto em minha convicção. É que eu espero que não exista Deus. Eu não quero que exista um Deus, não quero que o universo seja assim”.

Por que João nos conta uma história sobre como Jesus resolveu um problema de um buffet de casamento? Se isso é o que Jesus pode fazer por uma festa, o que ele pode fazer por uma vida inteira?

As perguntas abaixo estão todas no seu caderno do Descubra. Confira a página 126.

Para continuar online, clique abaixo para abrir o texto e discutir as perguntas com um amigo.

1

Quais as razões dadas por João para escrever a biografia de Jesus?

2

João fez da identidade de Jesus um tema central de seu livro. Quem você acha que Jesus pode ter sido? Como você chegou a esta conclusão?

No antigo pensamento judeu, o Cristo ou o Messias era o líder prometido à nação judaica, que derrotaria os inimigos da nação e conduziria o povo a uma era de paz e prosperidade.

Contexto Histórico

O primeiro encontro público que João nos apresenta é Jesus em um casamento com a família e os amigos. Casamentos na Palestina do primeiro século eram eventos ainda mais significantes e exuberantes do que são atualmente. O matrimônio significava mais do que a união de dois indivíduos. O casamento marcava a entrada da noiva e do noivo como adultos em sua comunidade. As celebrações geralmente duravam pelos menos uma semana. Era responsabilidade do noivo proporcionar tudo que era necessário para essa ocasião de tamanha importância social.

3

Acabou o vinho durante o casamento. Como o noivo e a noiva sentiriam se não tivesse vinho em sua festa de casamento, especialmente em uma cultura de vergonha/honra?

4

Se o vinho acabou, o que o público da festa concluiria sobre o noivo, em particular? O que a família da noiva pensaria sobre o seu novo genro?

Na Bíblia hebraica, o vinho representava alegria, então a sua ausência no casamento seria desastrosa. A resposta de Jesus para sua mãe não é tão dura quanto parece num primeiro olhar, mas é bastante intrigante, especialmente quando ele diz “a minha hora ainda não chegou”, no versículo 4. Jesus parece ser um homem que sabe o seu destino e vê sua vida inteira caminhando em direção a um momento específico.

5

Embora Jesus estivesse relutante em estar no centro das atenções naquele momento, por que você acha que ele fez algo tão milagroso para ajudar o casal?

6

Cada um dos seis potes de pedra de água conteria 80-120 litros, o equivalente a 700-1.000 garrafas de vinho. Descreva com suas palavras a impressão que o encarregado da festa teve do vinho. Como esse vinho mudou a festa?

7

O que o encarregado da festa concluiu sobre o noivo? Este merece o crédito? Como a noiva e o noivo devem ter se sentido a respeito do que Jesus fez por eles?

8

Os potes continham água usada para purificação cerimonial. Antes de cada refeição, os judeus se lavavam, o que simbolizava a purificação de seus pecados antes de receber o que Deus lhes havia dado. Assim, a água dos jarros era um lembrete contínuo de sua culpa e necessidade de purificação. Dado este contexto, qual era o significado da ação de Jesus em transformar essa água no vinho mais incrível?

Jesus silenciosamente resgatou um casamento e salvou um casal desesperado da desgraça. Mas os seus discípulos (ou seguidores) viram que suas ações apontavam para algo muito mais significante sobre ele. Eles provavelmente eram familiarizados com os antigos textos hebreus, como o seguinte, do profeta Isaías (aprox. 700 a.C.):

“Neste monte o Senhor dos Exércitos

preparará um farto banquete para todos os povos,

um banquete de vinho envelhecido,

com carnes suculentas e o melhor vinho.

Neste monte ele destruirá o véu

que envolve todos os povos,

a cortina que cobre todas as nações;

destruirá a morte para sempre.

O Soberano, o Senhor, enxugará as lágrimas de todo rosto

e retirará de toda a terra a zombaria do seu povo.

Foi o Senhor quem o disse!” (Isaías 25.6-8, NVI)

9

Isaías imagina como seria quando o Senhor dos Exércitos, Deus, viesse ao mundo. Observando o texto de Isaías, o que Deus iria fazer e para quem?

10

Imagine que você é um dos discípulos de Jesus. Você cresceu em uma família judia, com um texto como esse ressoando em seus ouvidos. Ao acabar de provar o novo vinho de Jesus, o que você poderia pensar sobre ele?

Isaías está ansiando por um dia quando o próprio Deus virá curar o mundo. O profeta retrata essa cura como o banquete mais rico que se possa imaginar. Outros textos hebraicos falam sobre uma pessoa específica por meio de quem Deus iria fazer tudo isso – o Messias a quem fomos apresentados mais cedo. Poderia Jesus ser aquele que iria realizar todas essas esperanças e sonhos?

E aí, o que isso significa para nós?

Algumas pessoas esperam que Deus não exista porque veem a religião como algo que diminui a vida. Dado o que João disse no capítulo 20 sobre Jesus trazer vida, o que esse primeiro encontro sugere sobre a vida que Jesus dá àqueles que acreditam nele? O que isso sugere sobre quem ele é?

Abaixo você pode conferir os próximos estudos e continuar de forma online os ensinamentos de Descubra João.

Copyright ©2015 UCCF

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução desta obra sem a permissão do autor. Contato: uncover@ uccf.org.br. Desenvolvido originalmente pela UCCF: The Christian Unions. Para descobrir mais: www.uccf.org.uk.