B

Você vem sempre aqui?

Discuta

Você acha possível encontrar satisfação duradoura? Se sim, como?

“Resigne-se à tristeza de uma vida inteira que advém de nunca estar satisfeito.” Como muitas pessoas, a bem-sucedida autora Zadie Smith viu que a satisfação é ilusória.

Jesus passa com tudo pelas convenções sociais da época e pelo escândalo que cerca a vida de uma mulher e faz a ela a oferta mais surpreendente. Será que você se fascinará?

As perguntas abaixo estão todas no seu caderno do Descubra. Confira a página #.

Para continuar online, clique abaixo para abrir o texto e discutir as perguntas com um amigo.

Contexto Histórico

Neste encontro, Jesus fez algo que naqueles dias seria considerado escandaloso: ele fala com uma mulher samaritana. Pode soar como algo sem importância, mas em sua cultura um homem religioso não poderia sequer considerar falar com uma mulher em público. Um antigo texto dizia: “Melhor é a maldade de um homem do que a bondade de uma mulher; é a mulher que causa vergonha e desgraça.” Jesus também ignora o profundo preconceito racial e religioso que os judeus sentiam pelos samaritanos. Judeus consideravam os samaritanos “heréticos” porque misturavam alguns dos ensinamentos judaicos às práticas pagãs.

Encontramos com Jesus às 12 horas (à hora sexta, visto que era de costume contar as horas a partir do nascer do sol), no sufocante calor do meio-dia, quando estava cansado e com sede.

1

Era um costume das mulheres irem ao poço juntas para buscar água no frescor da manhã. Por qual motivo você acha que essa mulher estaria retirando água sozinha e no horário mais quente do dia?

2

Por que a mulher ficou tão surpresa que Jesus lhe pediu algo para beber?

3

Como Jesus descreveu a “água viva” que ofereceu? O que ele quis dizer quando usou a palavra “sede” no versículo 13?

4

Como você acha que a mulher respondeu ao que Jesus afirma oferecer? O pedido dela no versículo 15 é sério ou irônico?

5

Inesperadamente Jesus redirecionou a conversa aos relacionamentos daquela mulher. Por que ela respondeu apenas com uma meia-verdade no versículo 17?

6

Como os relacionamentos passados da mulher poderiam explicar a sua ida ao poço ao meio-dia e sozinha? E não com as demais mulheres de manhã?

7

Por que você acha que Jesus expôs a realidade dos seus relacionamentos passados? Como isso a ajudará a encontrar água viva e satisfação para sua sede?

Perturbada pelo conhecimento que Jesus tinha de sua vida, a mulher passa a reconhecer que ele é, no mínimo, um profeta. Os seus comentários no versículo 20 não são uma mudança de assunto; pelo contrário, ela perguntou em qual templo deveria ir para encontrar perdão e ser restaurada por Deus.

Jesus responde nos versículos 21-24 ao dizer que a sua vinda ao mundo muda tudo. As pessoas não precisarão mais ir para algum lugar encontrar perdão e adorar a Deus, porque sua vinda significa que poderão conhecer a Deus pessoal e intimamente, como “Pai” (adorar “em espírito”). Nem haverá mais confusão sobre onde a verdade está, porque na sua vinda Jesus revela a verdade sobre Deus. Mais adiante no Evangelho, Jesus descreve ele mesmo como “a verdade”.

8

Descreva a reação dos discípulos quando eles retornaram ao poço no versículo 27. Por que eles reagiram dessa maneira?

9

Considerando tudo o que sabemos sobre a mulher, o que mais lhe surpreende sobre as ações dela nos versículos 28 e 29? Como você acha que ela se sentia agora? Por quê?

10

De acordo com os versículos 39-42, em que as pessoas da cidade começaram a acreditar, e o que as persuadiu?

11

Refletindo sobre todo o encontro, o que é a água viva que Jesus alega trazer? Se ele é o “Salvador do mundo”, ele veio salvar as pessoas do quê?

E aí, o que isso significa para nós?

Jesus aponta o nosso vazio ou a nossa “sede” na nossa alienação de Deus. Ele promete nos trazer para uma relação de intimidade com Deus como Pai, o que satisfará completamente a nossa sede.

Uma sensação de vazio é uma experiência humana comum. O rock star e embaixador humanitário, Bob Geldof, foi uma vez questionado se ele já havia encontrado satisfação: “De forma alguma. Eu não sei o que isso significaria. Não estou satisfeito como ser humano. Caso contrário, por que existem grandes buracos aqui (batendo no peito)? Tudo o que faço é porque estou com medo de ficar entediado, porque conheço o que mora no fundo desses buracos. Eu tenho medo disso, isso me deixa deprimido”.

Como você responde ao que Bob Geldof disse? Onde costumamos procurar por satisfação? Você é otimista ou incrédulo sobre a possibilidade de encontrar uma satisfação que perdure?

Abaixo você pode conferir os próximos estudos e continuar de forma online os ensinamentos de Descubra João.

Copyright ©2015 UCCF

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução desta obra sem a permissão do autor. Contato: uncover@ uccf.org.br. Desenvolvido originalmente pela UCCF: The Christian Unions. Para descobrir mais: www.uccf.org.uk.