F

Veja por si mesmo

Discuta

De que tipo de evidência você precisaria para mudar sua opinião a respeito de algo?

O “viés de confirmação” é como se chama no meio científico a tendência de interpretar uma nova evidência de modo a confirmar suas crenças e teorias pré-existentes. Por que você acha que as pessoas às vezes são resistentes ao questionamento ou à mudança de suas crenças atuais?

Nos dias de hoje, os seguidores de Jesus somam milhões de pessoas em todo o mundo. Mas, ainda assim, ele morreu de maneira patética e vergonhosa. Como explicar isso?

As perguntas abaixo estão todas no seu caderno do Descubra. Confira a página #.

Para continuar online, clique abaixo para abrir o texto e discutir as perguntas com um amigo.

Contexto Histórico

Jesus sofreu uma morte horrível: foi crucificado por blasfêmia porque afirmou ser o Filho de Deus. E mais, ele insistiu em dar a sua vida dessa forma para experimentar a justiça de Deus pelos pecados de outros. Mas agora ele estava morto, num sepulcro emprestado. Será que suas ofertas de vida eram apenas palavras? Seria esse o fim do movimento de Jesus? Seus discípulos achavam que sim. Abatidos pelo luto e com medo, esconderam-se, incertos sobre seu próprio futuro agora que Jesus estava morto.

José de Arimateia e Nicodemos colocaram o corpo no sepulcro da família de José. O costume da época era cobrir o corpo com especiarias, envolvê-lo em linho e deixá-lo fechado no sepulcro até a carne apodrecer. Depois de aproximadamente um ano, os restos mortais seriam retirados e transferidos para um segundo lugar de enterro (um ossuário). Ali deveria ter terminado a história de Jesus. Um Messias morto não serve para ser Messias.

Mas cá estamos, ainda falando sobre ele…

1

Imagine como os discípulos se sentiram nos dias que seguiram a morte de Jesus. Como eles refletiram sobre seus últimos três anos com Jesus? Quais devem ter sido seus pensamentos sobre seu próprio futuro?

2

Maria foi até o sepulcro e encontrou uma grande pedra, usada para prevenir que roubassem o corpo, removida, deixando a entrada aberta. A que conclusão ela chegou sobre o que aconteceu com o corpo?

3

Pedro e o outro discípulo chegaram no sepulcro. Descobriram que o corpo não está lá, assim como Maria descreveu. Quais são as explicações possíveis para isso?

4

O que você acha que o outro discípulo viu no sepulcro que o convenceu de que estava acontecendo algo para além de um simples roubo de túmulo?

5

Maria ficou em pé do lado de fora do sepulcro. Qual era a causa da sua aflição? Leia os versículos 11-15. Ela estava pronta para aceitar quais possibilidades sobre o que tinha acontecido? O que a convenceu de que Jesus estava vivo e ali presente?

6

Celso, um filósofo pagão do século II, ridicularizava os cristãos por terem uma "mulher histérica" como sua principal testemunha da ressurreição. Ele não era o único, já que nessa época as mulheres não eram aceitas como testemunhas legais. O que o fato de Jesus escolher apresentar-se vivo primeiro a Maria demonstra sobre ele? Isso aponta algo sobre a confiabilidade do relato de João em si?

7

Os discípulos estavam escondidos, com medo de perder suas vidas. De repente perceberam que Jesus estava entre eles. Quais foram suas conclusões sobre o que viram? Jesus lhes mostrou suas mãos e lado, qual é o significado disso para você?

8

Qual foi a reação de Tomé? Você acha a resposta dele razoável? Por que sim ou por que não?

9

Tomé estava claramente cético frente às afirmações dos discípulos sobre terem visto Jesus. O que o convenceu a mudar de ideia?

10

Por que você acha que Tomé fez mais do que aceitar que Jesus está vivo, acreditando que Jesus é Deus ("Senhor meu e Deus meu!")? Talvez você queira recordar do nosso primeiro estudo, mais especificamente a citação de Isaías 25, que diz o que Deus fará quando vier ao mundo.

11

Qual foi a resposta de Jesus à adoração de Tomé? O que isso nos diz sobre Jesus?

As palavras de Jesus para Tomé no versículo 29 podem ser uma repreensão leve. Tomé deveria ter acreditado no que os discípulos lhe contaram. Jesus demonstra que, no futuro, pessoas acreditarão sem terem visto.

12

Há alguma diferença entre acreditar sem ver e acreditar sem evidências? Qual efeito João espera que seu relato deixe em nós, seus leitores?

E aí, o que isso significa para nós?

João nos apresenta a pessoas céticas e que não esperam a ressurreição. Maria, os discípulos, Pedro, Tomé… todos ficaram diante de evidências e são levados a mudar todo o seu jeito de pensar.

Conforme nos aproximamos do final do relato de João sobre a vida de Jesus, há algo que lhe impede de aceitar a ressurreição, de acreditar que Jesus é o Cristo e o Filho de Deus, e de receber a vida que ele promete?

Abaixo você pode conferir os próximos estudos e continuar de forma online os ensinamentos de Descubra João.

Copyright ©2015 UCCF

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução desta obra sem a permissão do autor. Contato: uncover@ uccf.org.br. Desenvolvido originalmente pela UCCF: The Christian Unions. Para descobrir mais: www.uccf.org.uk.